sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO DOS FILHOS



Orientação  para o Estudo de seu Filho.
 http://estudolegal.com.br/orientacao.htm
Grande parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para a formação destes hábitos é necessário que se implemente gradualmente comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Visualize as vantagens de orientar seus filhos desde cedo, para uma formação de bons hábitos e atitudes e colherá bons frutos, observando um crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem. Veja abaixo algumas orientações básicas:
  • Estabeleça um horário de estudo, crie uma rotina semanal, onde seu filho realizará as suas tarefas. Considere também as atividades extra-curriculares, como natação, inglês, etc...Monte um calendário em que ele tenha tempo para tudo, principalmente para o estudo. Ajude seu filho a cumprir os horários. Estudar sempre na mesma hora determinará a criação do hábito. Sua atitude firme e serena o levará a perceber sua determinação e a importância deste momento. Lembre-se: nada de exageros, não transforme esta situação em um campo de batalha, a hora de estudar não deve se transformar em hora de sofrimento.
  • Estabeleça um local de estudo tranqüilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio (sem TV ou rádio), que tenha uma escrivaninha  que permita uma posição correta e que conte com uma iluminação adequada.
  • É importante que ele arrume  o seu próprio local de estudo, deixando por perto tudo o que vai usar: régua, lápis, etc.  A sua mesa deverá ter o mínimo de coisas em cima, só o estritamente necessário (sem brinquedos, roupas,...).
  • As lições devem ser feitas, preferencialmente, no mesmo dia em que foram passadas, assim evita-se o acúmulo de tarefas e, com a memória fresca, as explicações da professora ainda podem ser lembradas e o que foi passado no quadro ainda está visível na sua mente.
  • Se houver dúvidas na resolução, explique com suas próprias palavras. Faça com que repita em voz alta para demonstrar que entendeu. Se a dúvida persistir, comunique à professora através da agenda no dia seguinte.
  • Não permaneça ao seu lado no momento em que estiver fazendo suas lições. Na sala de aula isto não acontece e ele precisa aprender a trabalhar de forma mais independente possível.
  • Elogie sempre seu progresso!
  • Faça-o dormir cedo. Estando bem descansado, ele estará mais propenso a receber e assimilar os novos conhecimentos do dia seguinte.
  • Procure sempre que necessário a Coordenadora Pedagógica de sua escola. Não cultive dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário