sexta-feira, 29 de abril de 2016

DENGUE

A campanha contra a dengue prossegue na Escola Luíza!
Agora com o 4º ano C da Professora Bruna, a música "GALERA EM AÇÃO"






SLACKLINE

O Slackline está ligado à natureza e essa proximidade com o meio ambiente é uma forma de atrair o interesse dos alunos, visto que diversas pessoas já o praticam em nossa cidade, despertando o interesse pelo esporte. Ele foi criado por escaladores que nos momentos de descanso colocavam fitas de escalada entre árvores nos Estados Unidos para se divertir e treinar suas habilidades. Com esta modalidade podemos destacar alguns benefícios físicos e mentais, como: equilíbrio, concentração, resistência etc. É uma Atividade de Aventura rica em elementos educacionais e sociais de integração, e que se caracterizam por atividades desafiadoras e com índices de motivação elevados (BETRÁN e BETRÁN, 2006).
 A escola como espaço sociocultural deve trabalhar a diversidade cultural de um país com tantas diferenças culturais. É uma instituição que representa a sociedade e por isso deve estar presente nos processos de organização, participação e contextualização, para que as ações ali realizadas possam estar voltadas para necessidades da comunidade (FARO e SILVA, 2002).
 Com isso será possível construir com os alunos uma relação permanente e diária, fundamentada na consciência crítica e reflexiva com novos olhares, novos pensamentos pautados em um progresso da Educação.








sexta-feira, 15 de abril de 2016

A MINIATURA DE UM VULCÃO

Vulcão nada mais é do que uma abertura no solo.
Uma comunicação dos focos magmáticos do interior da crosta terrestre com a superfície da Terra, por onde são expelidos gases, cinzas, fragmentos, lavas , etc.
E assim o 3º ano C com a Professora Rosana simularam a erupção de um vulcão por meio de uma experiência.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

MALETA VIAJANTE


A prática constante com textos em sala de aula motivou-nos a elaborar uma forma diferente, que despertasse ainda mais o gosto pela leitura.
 O contato com diferentes tipos de textos, norteou nosso trabalho com intuito de incentivar o aluno a ler mesmo quando não o faz convencionalmente, criar um momento de leitura em família, a conservação dos livros e favorecer a aprendizagem de estratégias de leitura.
As maletas foram oferecidas pela escola e os professores se incumbiram rapidamente de personalizá-las.
Dentro delas seguem livros e regras:
  • 3 livros (ler todos ou que achar mais interessante)
  • A mala ficará 3 dias na casa de cada aluno
  • Segue dentro, 1 caderno de desenho para que o aluno  possa expressar-se por meio de desenho.







sexta-feira, 8 de abril de 2016

O VOLEIBOL

Por meio de pesquisas sobre a história e regras do voleibol, montamos uma pequena exposição com materiais trazidos pelos alunos. Com aulas práticas, consolidamos as vivências do esporte, com um olhar crítico perante o rendimento, a mídia e a exclusão, diferentemente de como o esporte é tratado na escola, onde todos jogam, todos conseguem, dentro do limite e interesse de cada um. Assim explicou o Professor de Educação Física, Marcelo Demartini, nos contando um pouco à respeito das atividades desenvolvidas neste 1º bimestre.


EXPOSIÇÃO


INICIAÇÃO AO VOLEIBOL

VÍDEO

quinta-feira, 7 de abril de 2016

A ARTE E A CONSCIÊNCIA EM ECONOMIZAR A ÁGUA DO PLANETA

A pintura a dedo, além de agradável, pode ajudar o aluno a desenvolver atenção, acuidade visual, habilidade motora e gosto artístico.
Diante desses objetivos, a professora Fábia A. M. G. de Paula agrega outro valor muito importante que é de conscientização de economia de água do planeta.
Fotos:

sexta-feira, 1 de abril de 2016

PARABÉNS CERQUILHO, 67 ANOS!!!!!!

Sob o lema "Hic Labor Vincit", imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, contando com a contribuição de outros povos, construíram Cerquilho (nome de origem espanhola), que quer dizer cercado, Cerquinho. Um cercado de pau a pique que servia de pousada aos tropeiros que por aqui passavam, rumo a feira de Sorocaba.










































10 ANOS DE MUITAS ALEGRIAS

Na manhã do dia 1º de abril do ano de 2006, inaugurava-se a EMEF "Cidade Jardim", nome do bairro em que a escola está localizada. Na época atendia aproximadamente 400 alunos de 1ª à 4ª série.
Posteriormente nossa escola recebeu seu nome definitivo: EMEF Luíza (Eliza) Gaiotto Corradi" em homenagem à dona "Eliza Corradi", neta de Giovanni Gaiotto, um dos fundadores de Cerquilho.
O sonho de Eliza era ser professora, mas não pode ver seu sonho realizado. Como foi uma grande mestra na arte da costura, dona Eliza ajudou muito a população cerquilhense, fazendo campanhas de inverno, enxovalzinho para gestantes, Natal das crianças, comidas e outros.
Hoje  ao comemorar seus 10 anos de existência, atende aproximadamente 420 alunos, contando com as aulas regulares, com o Projeto Piloto Integral, com uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE e o Projeto de Educação Paralela.

É com muito orgulho que na data de hoje, comemoramos os seus 10 anos e agradecemos à todos os profissionais, sem distinção, que dedicaram um pouquinho dos seus saberes à esta instituição.

1ª diretora: Profª Fátima Ferraz Stefani Silveira
2º diretor: José Maria de Jesus
Diretora atual: Luciana Batiston


JORNAL DA ÉPOCA


HOMENAGEM DO PROFESSOR MARCELO DEMARTINI 



ESCOLA LUÍZA

Este templo do ensino,
quantas gerações já passaram  por aqui.
Dez anos completados, não é mentira não!
Em 1º de abril data de sua fundação.

Tem como lema, fazer hoje
o nosso amanhã.
Através de seus profissionais e sua gestão,
formam futuros cidadãos.

Posso homenageá-la
com muito amor,
pois tenho orgulho
de aqui ser professor!

Obrigado Cerquilho!
Venho com orgulho te dizer:
"Escola Luíza ,
verdadeiro templo do aprender"!