quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PROJETO: "A CAMINHO DO 6º ANO: UMA TRANSIÇÃO DE SUCESSO" (PARTE 2)

A adaptação dos alunos no início do Ensino Fundamental II precisa ser feita com atenção para evitar que os adolescentes se sintam desmotivados e percam a curiosidade pelos conteúdos, afetando de forma negativa seu desempenho. São várias as questões levantadas pelos professores e gestores, que atuam no Ensino Fundamental II, mais especificamente, no 6º ano. Porém, os problemas mais citados estão relacionados à: falta de estudo, comportamento inadequado em sala de aula, desorganização com o material didático, dificuldade em se organizar dentro de um horário mais definido, além da falta de acompanhamento dos pais. No 5º ano, com quatro professores apenas, as aulas tendem a ser mais lentas. No 6º, com aulas de 50 minutos, a dinâmica de ensino se acelera um pouco, demandando agilidade. As aulas também ficam mais densas, exigindo maior concentração.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, preocupada com esta questão, vem propor várias ações para que esse momento seja tratado de forma natural e que os impactos desta transição não sejam contribuidores do fracasso, mas sim do avanço escolar.
Na segunda etapa do projeto, após fazer a visita na EMEF "Adelaide Tozi", nossos alunos dos 5º anos fizeram uma roda de conversa especial junto com a Orientadora Pedagógica Profª. Vânia Miranda.
Durante a conversa eles esclareceram suas dúvidas sobre o funcionamento das aulas, comportamentos e atitudes, regras, valores, as exigências quanto ao posicionamento diante dos estudos e novas responsabilidades com tarefas escolares, zelo pelo material e pelo patrimônio. 
Foi uma conversa muito produtiva que retirou muitas dúvidas e satisfez a muitas curiosidades de nossos alunos e pais.
Para finalizar, durante a Reunião de Pais do 3º bimestre, a escola entregará aos responsáveis uma Carta de Orientações sobre como acompanhar a vida escolar dos filhos. Atitudes simples dos pais como conversar com os filhos e acompanhar o dever de casa, podem influenciar substancialmente a vida escolar dos filhos. Outro fator importante é recomendar aos pais que procurem conhecer os professores, a escola, os amigos e os métodos de ensino que estão sendo aplicados. É preciso deixar claro que no 6º ano, esse acompanhamento deve ser ainda mais cuidadoso, pois existem vários fatores que influenciam na queda de rendimento dos alunos.
Confiram fotos!









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