terça-feira, 1 de novembro de 2016

TEATRO 4º ANOS: PINDORAMA

“Pindorama”. Palavra de origem tupi que significa terra das palmeiras, como inajá, pupunha, buriti, tucum, tucumã, pindoba, tucumaí. Em Pindorama, todos os dias eram dos índios, e também dos papagaios, dos tamanduás, dos gaviões. E do urubu-rei, da jaguatirica, da ariranha, do jacaré-de-papo-amarelo, do peixe-boi, do lobo-guará, do macaco-prego, do mutum. Pindorama era habitada por milhares de diferentes povos. A estes povos, de línguas bem diferentes entre si, foram atribuídos nomes que muitas vezes não eram adotados por eles mesmos. Hoje, descendentes dos antigos povos como os Krenak, os Pataxó, os Mura, os Maxacali, os Xavante, os Krahó, os Xaacriabá, os Karajá ou os Ticuna vivem em aldeias lutando para preservar sua língua, seus hábitos, suas tradições e sua própria terra. Dos milhões de índios que viviam no extenso território brasileiro restam alguns poucos.
Durante o espetáculo as duas atrizes através do jogo cênico questionam: Quem descobriu o Brasil? Como o Brasil era antes dos portugueses cá em nossas terras chegarem? Como foi a época das
grandes navegações? Será que essas e outras respostas o público vai descobrir através das carismáticas e atrapalhadas clowns “Tatah e Pipinela”? Elas afirmam que têm experiência como
descobridoras dos sete mares, e convidam todos a viajarem com elas, embarcando num flashback carregado de diversão, aventuras, trapalhadas e inusitadas surpresas.
Depois do término da apresentação, as atrizes desenvolvem uma conversa com o público, através de atividade lúdica, sobre a história e a importância dos nossos índios brasileiros.
Nossos alunos dos 4º anos foram privilegiados com essa apresentação teatral e gostaram muito!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário