segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO A RIQUEZA CULTURAL BRASILEIRA

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participam de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro. Sendo assim precisam ser resgatadas e cultivadas para não caírem no esquecimento e assim desaparecer do nosso cotidiano.

Amarelinha: De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 10, com semicírculos nas extremidades, também se utiliza uma pedrinha que deve ser lançada dentro dos blocos obedecendo as paredes de cada bloco.Nessa simples brincadeira trabalhamos a sequencia numérica, o equilíbrio , o respeito as regras e a construção lógica do brinquedo.









A Pipa: Cerca de 1000 anos Antes de Cristo os chineses já utilizaram a Pipa como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, esta se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda (linha 10) que permite deixa-la cada vez mais alta ou baixa e até fazer algumas acrobacias. Trabalhamos a construção e a vivência prática com a pipa assim como a utilização do brinquedo da forma correta ou seja, solta-lo em lugares apropriados e livres de fios elétricos lembrando também que jamais deve se usar linha com cerol (cortante) evitando assim acidentes que podem levar até a morte.








Professor Marcelo de Educação Física no 1°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário