terça-feira, 2 de outubro de 2012

ASSOCIAÇÃO CULTURA TROPEIRA NA ESCOLA LUIZA

VISITA DA ASSOCIAÇÃO CULTURA TROPEIRA DE CERQUILHO NA ESCOLA LUIZA

No dia 17 de setembro, recebemos a visita da A.C.T.C. na Escola Luiza.
Seus integrantes através do projeto “Cerquilho na Rota dos Tropeiros” em parceria com Secretaria de Educação e Cultura de Cerquilho vieram divulgar a cultura dos TROPEIROS:

TROPEIROS – homem forte, viajante das estradas, anônimo fixador de costumes, semeador de cidades, construtor da CERQUILHO de hoje.
Ele partiu. Deixou muitos anos de muitas histórias. Ruas, praças, pessoas, momentos, prédios, livros, documentos. Nosso modo de ser e o jeito de falar ainda guardam o jeito do tropeiro.


Os alunos dos 2º e 3º anos assistiram a uma apresentação, onde um dos “tropeiros” tocou seu berrante, também conhecido como chifre ou corno, é uma corneta feita de chifres de boi ou de outros animais. É uma espécie de buzina usada desde a antiguidade por pastores e atualmente por vaqueiros brasileiros e africanos para chamar o gado no campo ou no transporte por intermédio das comitivas.
É um instrumento muito eficaz na orientação, alarme e comando, e consiste num chifre longo em que a ponta é cortada para se soprar e com um orifício no meio; depende deste furo o equilíbrio, o acerto e a afinação do som.
A partir de 2012, inseriu-se em nosso calendário Municipal, o DIA DO TROPEIRO, que será comemorado aos 22 dias do mês de setembro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário