segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA 02 DE NOVEMBRO: DIA DE FINADOS


02 de Novembro - Dia de Finados
O dia 02 de Novembro é dedicado à memória dos mortos.  Neste dia, parentes e amigos visitam cemitérios para levar flores e orar por seus entes queridos. Este costume nasceu há milhares de anos.

Povos da antiguidade homenageavam os mortos para garantir boas colheitas, pois acreditavam que eles podiam influir na plantação. Ainda na fase inicial da Igreja Católica, os cristãos visitavam o túmulo dos mártires para orar, levando velas e flores. Embora esse costume seja eminentemente católico, muitas religiões homenageiam seus mortos de alguma maneira.

No século V a Igreja determinou que fosse dedicado um dia do ano para rezar-se pelos mortos. No século XVI esse dia passa a ter data fixa, logo após o Dia de Todos os Santos, 1º de novembro.

Em todos os países católicos do mundo o dia 02 de novembro é dedicado à memória dos mortos. No Brasil a data foi incorporada ao calendário oficial e neste dia é feriado nacional.

No México, país com uma cultura notadamente católica, o “Dia de los Muertos” é uma das datas mais importantes do país. Mas, diferentemente de outros países, onde o 02 de novembro é dia de luto, contrição e roupas pretas, os mexicanos comemoram este dia com muita festa.

Pelas ruas e cemitérios, amigos e parentes, vestidos de caveiras, organizam desfiles e festas para homenagear seus mortos. As comidas e bebidas preferidas dos finados são servidas, ao som de muita música típica.  Dessa maneira, encaram a morte com mais naturalidade, ainda que o assunto seja um tabu para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário